sexta-feira, 8 de junho de 2012

Ainda o Meio Ambiente...



No dia do Meio Ambiente, abri um pequeno parênteses no projeto Ruth Rocha e me permiti saborear com meus alunos uma poesia - que amo!!! - da Roseana Murray. (Tá, eu sei que a Ruth Rocha tem vários livros que permitem abordar esse assunto, mas na escola não tem nenhum, e eu não queria deixar a data passar em branco.) Na realidade, o único que consegui foi o Quem vai salvar a vida?, mas esse eu particularmente não gostei tanto, achei um tantinho pedagógico demais, se é que me entendem... E como só leio para meus alunos histórias que AMO, esse não ia conseguir ler de jeito nenhum mesmo! Mas voltando à poesia, foi ótimo, as crianças gostaram muito (uma turma do 3º ano e uma Classe Especial). Depois de conversar sobre a importância da preservação da natureza para a existência de várias espécies de animais (como o próprio sapo) pedi para que  fizessem com restos de forminhas e recortes de revistas um jardim para que o sapo tenha onde morar. Adorei o resultado!

Vou postar a poesia, que faz parte do maravilhoso livro Classificados poéticos:

Procura-se vivo ou morto
um sapo de estimação
que morava no jardim em frente.
Puxa vida! Era um sapo tão sabido
que até piscava o olho pra gente.
Mas o jardim acabou,
virou supermercado,
e o sapo, coitado...
Será que alguém come sapo enlatado?

(Roseana Murray)

terça-feira, 5 de junho de 2012

Queremos mil pássaros pelos céus!!!

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente fiz esse mural com os alunos do 1º ano, após a leitura, semana passada, do livro Mil Pássaros Pelos Céus, da Ruth. Conversamos que, se no livro os pássaros foram embora da cidade de Passaredo por falta de música, na vida real o que os espanta é a poluição, a falta de árvores, vegetação e de água limpa. Ficou bem legal, e eles amaram fazer a dobradura!!! Espero que vcs gostem!




A dobradura do pássaro aprendi a fazer no Baú das Dobraduras, blog maravilhoso sobre Origami. Vou postar o link aqui para que vocês possam conferir:

http://baudasdobraduras.blogspot.com.br/2008/03/pscoa-lenda-de-pscoa.html

Espero que vocês gostem!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Em ritmo de Ruth Rocha


Essas semanas têm sido totalmente dedicas à obra de Ruth Rocha. E?... Sucesso total!!! Não posso deixar de agradecer ao PROALE, da UFF, pois lá consegui emprestado alguns títulos que a escola não tem. São  editados pela Salamandra - aliás, estão lindos esses livros! Maravilha de edição! Vamos aos livros?

Livros Mil Pássaros Pelos Céus - Ruth Rocha (851606302X) EUGENIO, O GENIO 


Esses estou trabalhando com as turmas menores. Para os maiores estou lendo Marcelo, Marmelo, Martelo:

 marcelo, marmelo, martelo